Wednesday, January 04, 2012

Militância escatológica

Estava pra lá e pra cá na Internet, quando tive a sorte de cair num site militante. Nem me refiro a partido. Digo um desses sites que servem para extrair a nossa banha das "trevas do conhecimento" (olha o linguajar teológico que não me engana). Um site de alerta. Um site de gente supimpa.

Havia uma denúncia. Era contra dirigir bêbado. Como alertavam? Com fotos. De gente. Trucidada. Entenda bem o que nem mesmo eu entendi. Fotos de pessoas que mais pareciam do avesso, com avisos como VEJA O QUE ACONTECE QUANDO SE DIRIGE EMBRIAGADO! Não, não entendi a proposta. Isso não causa revolta, mas nojo. É como se alguém esfregasse um bife sangrento na minha cara, gritando: "TOMA ESSE PEDAÇO SANGRENTO DE REALIDADE NA CARA, SUA PIMPONA ALIENADA!"

O engraçado é que gente assim assume uma postura do tipo lutei-na-frente-oriental-enquanto-você-caçava-framboesas. É um fingimento que só.

Sempre que vejo coisas desse tipo (como nos pacotes de maços de cigarro com fotos de cadáveres no necrotério), a impressão que me dá é que algum histérico babão quer escandalizar aos berros a vovó que (por supuesto) vive em meu coração. Querem me (nos) chocar. Para usar um termo dos povos da minha cidade, querem deixar a galera bolada. Veja, não entendo qual a outra razão de se colocar foto de gente do avesso nessas campanhas. Se você botar a foto de um cara com a cabeça estourada e a legenda OLHA O QUE ACONTECE QUANDO SE TROCA TIROS COM A POLÍCIA, isso vai servir mesmo para diminuir a criminalidade?

Essa histeria é meio escatológica e meio estética. Fico com a impressão que querem fazer denúncias provocando o nojo e a sensação de feiúra.

A Internet é uma desgraça. Mas bem feito para mim. Tive ócio e fui punida.

Sunday, January 01, 2012

Ano Novo

Vamos começar o ano com música. E uma que vem bem a calhar. É a cantata de Ano Novo Jesus seja louvado (BWV 41), sob a regência do maestro Nikolaus Harnoncourt. Você pode acompanhar a tradução aqui.