Friday, November 04, 2011

Neemias

Certa vez, um judeu chamado Neemias resolveu ajudar a reconstruir Israel. Ele vivia na corte do rei Artaxexes, mas se compadeceu das pessoas que viviam em Jerusalém. Tudo e todos estavam mais ferrados que o sistema público de saúde do Brasil. O rei foi bem camarada com o Neemias e o deixou partir. (Vale notar que os judeus nunca se revoltaram contra os persas.) Acontece que nenhuma história está completa sem antagonista. Três eram os principais. Um era o Sanabalat horonita, outro o Tobias, servo amonita, e o Gossen árabe. Mesmo tendo tentado de tudo, os três vagabundos acabaram derrotados pelo Neemias.

O que me espanta nessa história é o paralelo com a atualidade. Como há algum tempo, os judeus também tinham sido dispersos. Como agora, eles também tentaram retornar ao país de origem. Como agora, eles também foram atacados. Como agora, árabes eram um dos inimigos deles.

Dados os paralelismos com uma história tão antiga, é de se imaginar que um dia vai haver paz no Oriente Médio?

1 comment:

Evelyn Mayer de Almeida said...

Olha, Amiga... eu creio que não.
Se é pra gente fazer uma analogia bíblica, lembro-me de quando, ao pedirem Barrabás, foram perguntado por Pilatos: "Que culpa tem este homem?" Ao que responderam: "Que caia sobre nós e nossa descendência o sangue Dele"...

BEm... pediram, né?

Pra haver paz ali, em minha modesta opinião, só aceitando Jesus como Salvador.