Wednesday, June 01, 2011

Dia mundial sem tabaco

Ontem foi Dia Mundial sem Noção. Desculpe. Foi Dia Mundial sem Tabaco. Mas não arredo o pé. Que loucura é essa? Tem que ser muito desgraçado para promover um dia mundial de sei lá o quê. Quanta pretensão! O pior é ver um monte de gente babando por esse tipo de iniciativa. Mandam desligar as luzes? Lá vai o bom moço desligar! Mandam parar de fumar? Lá vai o mala deixar o cigarro!

Acho que todo mundo que entra aqui no meu blog sabe que fumo. Gasto por volta de R$4 com meu cigarro. Se não fosse o governo e seus impostos bizarros, eu gastaria cerca de R$3. (Dizem que em Portugal a incidência de impostos é de 76,5%. Chega a ser um crime.) Em alguns posts antigos, você pode saber minha opinião sobre o assunto. A coisa toda é simples. É uma intromissão indevida em nossas vidas e as propagandas antifumo são absurdas. Coisa de gente perturbada. Até os estudos parecem molecagem. Para ilustrar o que digo, vou citar o que está na Wikipedia sobre doenças relacionadas ao fumo:

  • várias formas de câncer, particularmente câncer de pulmão , câncer dos rins, da laringe, Cabeça, pescoço, mamas, bexiga, esôfago, pâncreas e estômago. Há evidências de risco aumentado de leucemia, câncer de pele, fígado, colo uterino, intestinos, Vesícula biliar, adrenal, além de correlação com tumores infantis.
  • Doenças cardiovasculares;
  • acidentes vasculares cerebrais;
  • doença vascular periférica;
  • distúrbios respiratórios, como bronquite, doença pulmonar obstrutiva crônica e enfisema;
  • tromboangeite obliterante;
  • Impotência sexual;
  • catarata;
  • redução da memória e dificuldade de aprendizado em tabagistas adolescentes
Uma única e mesma coisa é responsável por problemas de visão, envelhecimento precoce, emburrecimento, leucemia, câncer em tudo quanto é canto... E ainda deixa povo broxa! Tudo de ruim no universo é culpa do cigarro. Uma maldição. Daqui a pouco vão dizer que também causa possessão demoníaca.

    9 comments:

    Jopz_B1B said...

    Outra coisa que chama atenção é que o foco é bater nos fumantes e incentivar os bebuns... proibiram as propagandas de cigarro, enquanto para cerveja e afins são 1000 propagandas apelativas a toda hora na tv e revistas...

    JOPZ

    Larissa L. said...

    Deixa o álcool fora disso! É o único conforto que resta para os pobres asmáticos e alérgicos a nicotina. Nunca poderei fumar um cachimbo...

    livia soares said...

    Eu não fumo, mas acho que vou começar hoje.
    Um abraço.

    R. B. Canônico said...

    O tabaco também traz benefícios à saúde.

    Um fumante não corre o risco de desenvolver doenças inflamatórias intestinais, tipo Doença de Chron. São doenças auto-imunes de causa desconhecida, porém fumantes não as desenvolvem.

    O cigarro também diminui o risco de desenvolvimento de Mal de Alzheimer.

    Deve haver outros benefícios, mas sei desses!

    Giovani Rodrigues said...

    Gostei do texto. Compartilharei no FB, logo após tomar um café pra fazer "boca de pito".

    Nicolau said...

    Pior que cigarro é lasanha congelada.

    R said...

    "Dia sem ..." é tão claramente imbecil quanta caminhadas pelas paz ou pela liberdade, nada vai mudar porque vc passou um dia sem algo ! apesar de partilhar a idéia do espanta sobre o cigarro "Vá matar o djabo"

    Evelyn Mayer de Almeida said...

    Ainda bem que eu tinha fumado antes de ler este texto...

    Saudades de vc, mulé! Sempre ao ponto!

    Henrique Santos said...

    Saudades também. Volta logo...

    Vou fumar alguns... os de tabaco, que deixam o guri inteligente, ao contrario dos de maconha, que deixa imbecil [xarope, como diria o saudoso alborghetti]

    beijos.

    Henrique Santos