Sunday, June 13, 2010

Copa do mundo! (2)

Hoje foi uma beleza. Três jogos. E ainda teve F-1. Quero dizer, dois jogos. Argélia x Eslovênia foi uma imitação ruim de futebol. E olha que Gana x Sérvia não foi muito agradável. Mas Alemanha x Austrália salvou o dia. A corrida foi animada. Quero dizer, na medida em que é possível uma corrida de F-1 ser animada hoje em dia. Pensando bem, o dia esportivo nem foi lá tanta beleza assim.

Vuvuzelas. Por causa do som que produzem, elas parecem transformar os estádios em imensos vespeiros. Fiquei pensando: "Ouvido, ouvido amigo, tem algo pior para acabar comigo?" O show da Shakira, pelo que me contaram. Creio com toda a minha fé, mais do que se tivesse ouvido. Mas aí lembrei de algumas missas que assisti. Força é mudar de opinião. Cantorias das partes paraguaias da missa (argh!) são muito, muito mais irritantes! Convém esclarecer o termo. Defino "partes paraguaias" as alterações dos trechos fixos (Kyrie, Glória, Sanctus, Agnus Dei). Vou dar um exemplo. Tem aquela versão paraíba do Sanctus, que neguinho canta frenético. Em termos de solenidade, até o hino do Santos F.C. ganha de goleada. Que bizarro! Que irritante! Por via das dúvidas, faço uns quatro ou cinco atos penitenciais por missa. Do contrário, como eu comungaria?

Se num parágrafo falei de futebol e no outro de religião, neste vou juntar os dois assuntos. É por causa daquela história de a FIFA proibir mensagens religiosas no campo. Sem comentários! Sem contar que a tal proibição é meio ambígua. O que será que a FIFA acha da cruz de São Jorge na bandeira inglesa? E a cruz na camisa da Sérvia? Lógico que ela não tem o direito de exigir uma besteira dessas! Agora, legal foi ver o Maradona se benzendo mil vezes. Igualzinho ao Chaves no episódio da casa da Bruxa do 71. Maradona, amigo do Fidel Castro&tutti quanti! O que dizer se a única manifestação religiosa mais explícita da Copa tiver sido a de um amiguinho de comunas? Tutto nel mondo è burla?

6 comments:

Larissa said...

Oi, primeiro queria dizer que gosto muito do seu blog.
Segundo, concordo com as vuvuzelas e com o Sanctus. Mas devo contar que hoje tive uma surpresa tão grande que quase caí do banco: durante a comunhão, uma das senhorinhas do coro cantou o Panis Angelicus. Se contiunuar assim e semana que vem tiver um Kyrie, eu não sei se aguento de emoção.

Tanja Krämer said...

Oi, Larissa! Também gostei do seu blog. Que bom que você o deixou aberto ao público. :-)

Panis Angelicus. Legal! Até que às vezes resolvem cantar alguma coisa legal, né? :-) Agora, a minha implicância é mais com as alterações dos textos. Uma coisa é música ruim. Outra é mexerem nos textos da missa.

Já que você mencionou o Kyrie, sabe uma versão que gosto muito? É o da missa Orbis Factor: http://www.youtube.com/watch?v=EjY6WZ9p3YU&feature=related

(Esqueci de mencionar o Credo entre as partes fixas da missa. E pelo menos nunca ouvi falar de terem alterado o Agnus Dei.)

Tanja Krämer said...

Imagina ouvir esse povo na missa:

http://www.youtube.com/watch?v=pMlV44ucK3k

Por sinal, os vídeos do Giovanni Vianini são o máximo!

Larissa said...

Obrigada, Tanya.
Realmente, a missa Orbis Factor é muito bonita. Nunca tinha assistido aos vídeos do Giovanni Vianini, obrigada pela dica, eles são ótimos.
Gostou dos jogos de hoje?

Bdelykleon said...

Tanja,
De boa, essa copa tá ruim demais, não tem nem como ficar feliz. :-P

Tanja Krämer said...

Larissa, depende do que você chama de gostar. Vamos dizer que tenho me divertido. :-) Eu queria ter visto Itália x Paraguai. Logo o jogo que falaram que foi o melhor! Agora, você precisa saber de uma coisa. Sou uma pessoa entusiasmada. Me empolgo fácil com qualquer coisa. :-)

Bdely, precisamos ter fé. Precisamos. :-P