Friday, February 06, 2009

Bizarrices modernas: Enigma

Quer um exemplo da "mentalidade moderna"? (Me desculpa pela expressão. Eu pelo menos não agüento mais ouvir falar em "mentalidade". Mea maxima culpa.) É a banda Enigma. Ou pelo menos a música Sadeness. Mistura bizarra de gregoriano (elemento religioso/tradicional) com batida eletrônica (elemento moderno) e voz sexy (forrobodó). Se bem que tem um som de sopro que já ouvi índio ou aborígene australiano fazer. Enfim. É insólito demais. É como se fosse uma paródia de espiritualidade. O gregoriano foi esvaziado. Só serviu como contraponto de um negócio sensual. É a espiritualidade mudernosa tentando assumir o espaço da tradicional. Parece (pelamordedeus, eu disse parece) um exemplo do pseudomorfismo do Spengler.

A música é quase um mantra. Parece repetitiva. Você não entende o que os monges cantam (só se souber latim). Mas ouve toda hora uma mulherzinha sussurrando em francês.

O clipe é bizarro também. Um cara (Sade?) adormece escrevendo. (Você já viu uma coisa dessas? Alguém dormir escrevendo? O diretor desse clipe não devia ser letrado. Tudo bem, o ambiente era escuro. Só era iluminado por uma ponte de luz saída da janela. Até lembra um desses quadros barrocos tipo O chamado de São Mateus. O diretor pelo menos conhecia alguma coisa. Enfim.) De repente aparecem as ruínas de uma catedral com um monge (Sade?) vagabundeando feito bestão*. Vira e mexe aparece também uma mulher com cara de refugiada bósnia (acho que naquela época tinha guerra nos Bálcãs). Ela fica repetindo em francês: "Sade, dis-moi"; "Sade, donne-moi". Dizer o quê? Dar o quê? Só sei que ela estava com cara de quem precisava comer rápido. Não deve ser legal ser bósnia. No final o carinha (Sade?) acorda assustado, olhando para a luz. Todo es kitsch. Na melhor das hipóteses.



Ouvi pela primeira isso quando era picurrucha. Só que as coisas ruins ficam na cabeça. Céus.

*Isso vai acontecer se os comunistas islâmicos tomarem a Europa. Olha que o clipe pode ser profético!

1 comment:

Liz said...

Mas pelo menos o clip é verdadeiro.
O cara deve ter dormido escrevendo essa letra. Coisas desse tipo só podem ser fruto de pesadelos e drogas.