Sunday, November 11, 2007

Conservador Kaaos

John J. Miller fez um top 50 das melhores músicas de rock conservadoras. Bem, não sei se serviria para um top 50, mas eu queria acrescentar mais duas. Da banda dos caras da foto aí de baixo.

Você os convidaria para tomar um chá em sua casa?

Essa é uma das trocentas formações do Kaaos. Banda finlandesa de punk hardcore. Surgiu no início dos 80. Da formação inicial, só sobrou o guitarrista Jakke, que também canta.

A qualidade? Banda de punk hardcore finlandesa. Preciso dizer mais? (Pessoal lá de fora deve pensar a mesma coisa ouvindo um negócio tipo Olho Seco.)

Os caras fizeram uma música chamada Natsit ja Kommunistit. A tradução é Nazistas e comunistas. Está no álbum Totaalinen Kaaos. Olha como a letra é bonita:

Nazistas e comunistas,
Não há diferença,
Mesmo tipo de assassinos,
Mesmo tipo de açougueiros.

Nazistas e comunistas,
Mesma merda.

Exploração da liberdade,
Violência e medo.
Pessoas são violentadas,
Pessoas são mortas.


O álbum Totaalinen Kaaos.

Um minuto e cinco segundos. Começando com um grito. Tudo bem rápido. Som esquisito. É tosca até não poder mais. É, em idioma punk, o que qualquer conservador sabe. Nazistas e comunistas dão na mesma. Mesma merda.

Tem outra. Se eu fizesse um filme sobre Revolução Russa [nota: eu não acredito que existiu Revolução Russa; não naquele sentido de um monte de caras românticos tomando poder, que nem muita gente pensa sobre a tomada da Bastilha], teria mais uma do Kaaos. Sotatila. Significa Estado de guerra. Parece até que os caras viveram na época do Lênin na, ecow, URSS. A letra não faz referência à URSS. Mas serve para qualquer país comunista:

Policias e soldados patrulham as ruas,
Pessoas são dominadas,
Governo em estado de guerra.

Greves e revoltas,
Temor e angústia.
Milhares de pessoas
Jogadas na prisão.

Estado de guerra, estado de guerra, estado de guerra,
Governo em estado de guerra.


Nada disso quer dizer que a banda seja conservadora. Mas dá para colocar na conta do garçom as duas músicas. Agora vamos repetir em finlandês o refrão:

Natsit ja Kommunistit,
Samaa paskaa
.

2 comments:

DESFILE DE QUARTETOS said...

SENSACIONAL, OBRIGADO AMIGO PELAS INFORMAÇÕES!!!!

DESFILE DE QUARTETOS said...

OBRIGADO!