Friday, October 05, 2007

Dúvida

Eu estava relendo pela enésima vez Sobre el amor. Gosto muito das coisas que Ortega y Gasset escreve. Lá pelas tantas ele diz algo curioso:



con pocas excepciones, los hombres pueden dividirse en tres clases: los que creen ser Don Juanes, los que creen haberlo sido y los que creen haberlo podido ser, pero no quisieron.


Eu nem lembrava mais desse trecho. Ri um bocado! Quase todos os homens se consideram conquistadores? Mais curioso ainda é o que ele diz logo em seguida:



Estos últimos son los que propenden, con benemérita intención, a atacar a Don Juan y tal vez a decretar su cesantía.


Quer dizer então que os Don Juanes que não o foram por opção são os que costumam atacá-lo?

O engraçado é que eu tive amigas assim. Sei lá se era porque pensavam um pouco que nem homens. Quando eu perguntava por que estavam sozinhas, me diziam que era porque queriam. Vai ver que se não quisessem choveria homem! Alguma coisa me diz que esse tipo de resposta tende a acontecer mais com os homens. Mas são esses que mais costumam falar mal dos conquistadores mesmo?

(Por curiosidade, o artigo de onde tirei essas citações se chama Para una psicología del hombre interesante. É que o Ortega quer saber isso, que é o homem interessante? Aquele que as mulheres sempre gostam? Uma observação. Não confundi-lo com Don Juan!)

No comments: