Friday, August 31, 2007

"Le christianisme des origines à Constantin"

O livro Le christianisme des origines à Constantin (autores: Simon Claude Mimouni/Pierre Maraval) vem me intimidando! É o primeiro tomo da coleção sobre a história do cristianismo.

As primeiras 143 páginas são só bibliografia. Constantino morreu no século IV. Então são 143 páginas de bibliografia sobre história de quatro séculos de religião. Imagina então quanta coisa deve existir sobre os dois mil anos de história do cristianismo! Ela inclui dicionários, fontes arqueológicas, papirológicas e epigráficas, trabalhos de ou sobre Padres da Igreja, cultos de mistério, relação entre cristianismo e educação clássica, formação do cânon, casos particulares da Igreja de Antioquia, Jerusalém etc, a ética familar e sexual, e mais uma pancadinha de coisas. Pode duvidar, mas fiquei umas duas horas só lendo bibliografia.

De assunto mesmo tem quase 530 páginas. E é do ano passado. Saiu pela famosérrima P.U.F., Presses Universitaires de France. (Olha aqui para ver as divisões do livro.)

Claro que não tenho muito que dizer sobre o livrinho. Mal comecei! Fiquei foi empolgada de dizer que ele existe!

Só posso dizer por enquanto que o livro mesmo não parece um negócio super-ultra-hiper-erudito, tirando aquelas 143 páginas de bibliografia. Esses dois caras souberam dar uma senhora espremidinha no assunto. E parece ser bem didático. Como é novo e faz links para três milhões de outros livros, serve de referência. Agora, se é bom mesmo, vai saber! Se não li, como é que vou resenhar?

Não sei se algum dia terminarei. Torça por mim!

No comments: