Saturday, December 30, 2006

Jovens nos EUA aprendem em aulas a enfiar o punho no ânus ou na vagina de parceiros e prós e contras da ingestão de sêmen, além de sexo gay

Imagine a seguinte situação. Seu filho de 14 anos acaba de voltar da escola. Você pergunta como foi a aula. Ele diz que teve aula de educação sexual e aprendeu fisting. Você certamente não sabe o que é isso, muitos americanos também não e eu tive que ler e reler para acreditar no que significa isso.

Veja só. Fist significa "punho". Fisting denota ação. Como sou pecadora, a primeira coisa que pelo menos eu pensaria é que isso é alguma nova gíria para aquele hábito que alguns caras tem de, hm, aliviar a solidão. Em inglês tem handjob, strocking, spanking the monkey, beat the meat etc. Para coisas assim sobra a criatividade do povão. Mas nada disso. Fisting é uma prática sexual na qual o parceiro enfia o punho no ânus ou na vagina da parceira. Um treco desses eu só tinha ouvido falar no livro O Paraíso Sexual-Democrata, do Janer Cristaldo, onde ele conta como era a Suécia dos anos 70. Há gosto para tudo.

É isso aí. Seu filho de 14 anos teve aulas de fisting. Mas não é só isso, como diz o bordão do comercial de televendas. O seu filho diz que também aprendeu os prós e contras da ingestão de sêmen durante o sexo oral. Gerald Thomas disse, todo bobo, que também aprendeu coisa assim numa universidade holandesa. Mas Gerald Thomas é meio retardado. Quem quiser saber o que esse trouxa escreveu, leia aqui.

Resumindo. Estão ensinando a seu filho o lado bom e ruim de engolir esperma e a prática de literalmente meter o punho em alguém. E tem mais.

Nada disso é hipotético. Essas coisas e muitas outras eram ensinadas numa escola pública em Massachusetts. Para piorar tudo, ensinavam as belezas da vida gay. Não estou brincando. Além de tudo aquilo, os jovens eram incentivados a práticas homossexuais.

Vários workshops para jovens e sessões de treino para professores foram feitos com esse intuito. Tudo com o suporte da Gay, Lesbian and Straight Education Network. Não satisfeitos em fazer sacanagens entre si, talvez quiseram abrir vaga para outros desde criancinha. Só esqueceram de perguntar aos pais delas se topariam. Parece que não. Eles gravaram os workshops e dedaram )no sentido figurado, pois num assunto desses é bom especificar) todo mundo. Jogaram a merda no ventilador.

A educação no mundo já não está lá grandes coisas. Só que agora há o detalhe pitoresco. Além de você voltar mais burro, também volta gay e pervertido.

Por mim, se você quiser transar até com mosquito, vai fundo. Transar é bom e não estou nem aí. Só não arruma encrenca para quem não tem nada a ver, principalmente jovens. Isso é coisa de pedófilos. É crime (pelo menos até hoje, vamos ver até quando vai ser). Depois que alguém insinua ligação entre pedofilia e homossexualismo, começam com o chorôrô e a posar como vítimas.


A notícia é: Public employees teach kids 'gay' sex. Vem lá do ótimo World Net Daily. (Perceba como tudo é de uma malícia do cacete, a julgar pela cara de pau dos caras em querer processar os pais.)

Three HIV instructors in Massachusetts are at the center of a growing controversy after reportedly conducting sexually explicit workshops for teenagers and holding sessions to train teachers in the art of injecting positive homosexual themes into public school materials -- down to the elementary school level.

Two state employees in the HIV division of the Department of Education and an HIV consultant with the Department of Public Health led a March 25 "Teach Out" held at Tufts University. The event was sponsored by the Gay, Lesbian and Straight Education Network, or GLSEN.

Teachers who attended the conference received state development credits for their participation. The Massachusetts Department of Education provides funding to GLSEN through its "Safe Schools Program."

Scott Whiteman, with the Massachusetts-based Parents Rights Coalition, attended several of these workshops and secretly recorded them. GLSEN has since threatened him with legal action for doing so, claiming that all participants at the "Teach Out" had to agree to a policy of confidentiality.

According to Brian Camenker, president of the Parents Rights Coalition, the idea of any confidentiality requirement is a fabrication.

"There was nothing told either verbally or in print in any of the literature surrounding the event about not tape recording it. There was absolutely nothing about this -- and believe me, we've been through absolutely everything," Camenker stated.

To document the event, Whitehead and Camenker wrote a detailed and explicit article, "Kids Get Graphic Instruction In Homosexual Sex," in The Massachusetts News.

The Gay, Lesbian and Straight Education Network claims the conference was only for "registered" participants. Camenker says it was a public event, open to anyone who wanted to attend. Whiteman registered under his own name and paid his fee.

Whiteman says he was shocked to learn what state employees were teaching children. Two of the instructors, Margot Abels and Julie Netherland, are listed as HIV counselors, while Michael Gaucher is listed as an HIV consultant. These instructors travel to schools throughout Massachusetts conducting HIV workshops for teens.

According to Whiteman, in one "Teach Out" workshop entitled, "What They Didn't Tell You About Queer Sex & Sexuality in Health Class: A Workshop For Youth Only, Ages 14-21," the three instructors encouraged teens to openly discuss various homosexual sex acts in the most explicit manner.

Abels and Gaucher, according to Whiteman, both discussed the practice of "fisting" -- putting one's hand inside the anus or vagina of a sexual partner. Gaucher taught the children how to make a fist. He also discussed the pros and cons of ingesting male body fluid during oral sex.
Abels told the teens that "fisting" often gets a bad rap. She said that it was "an experience of letting somebody into your body that you want to be that close and intimate with."

According to Whiteman, the entire session ran 55 minutes before there was any mention of condoms or "safer sex." When condoms were discussed, the teachers pointed out that teens could make an "informed decision" not to use condoms.

Outside in the hallways, various organizations had set up tables to distribute male and female condoms and other sexual paraphernalia. The Sidney Borum Community Health Center, for example, was handing out "Pocket Sex" kits, which included two condoms, two antiseptic moist towelettes and six bandages. According to the teen who was handing out the sex kits, the bandages were for "when the sex got really rough."

In the workshop for teachers, Margot Abels reportedly told the audience that "sex is central to every single one of us, and particularly queer youth." Abels works on the Gay/Straight Alliance HIV Education Project -- an effort of the Massachusetts Department of Education. "GSAs" are being established in public schools throughout Massachusetts and the nation.
Whiteman says the conference also included workshops entitled:

· Ask the Transsexuals
· Early Childhood Educators: How to Decide Whether to Come Out or Not
· Lesbian Avengers: How to Promote Queer-Friendly Activism in Your Schools and in Your Lives
· Diesel Dykes and Lipstick Lesbians: Defining and Exploring Butch/Femme Identity
· The Religious Wrong: Dealing Effectively with Opposition in Your Community
· Starting a Gay/Straight Alliance in Your School

Parents Rights Coalition fights back

According to PRC's Camenker, "In the Boston press and elsewhere, GLSEN officials don't deny these things happened. They stand behind the conference. They're trying to say these kids were just asking questions and being told honest answers. This is a complete lie. The tapes prove that beyond a reasonable doubt."

Camenker added, "If the rest of the country wants to know where the homosexual movement is going, all they have to do is look at Massachusetts. Homosexuals claim that Massachusetts is their model for the rest of the country. They're very proud of the fact that they've been able to make so much progress and use this thing about 'safety' [for homosexual teens] as their entree into schools. It's all bogus."

On April 25, Whiteman attended a Massachusetts State Board of Education meeting and presented evidence of the instruction at the "Teach Out." According to Camenker, the board wasn't interested. Instead, it passed a statewide law forcing schools to accept a Gay/Straight Alliance if the state wants a school to have one.

On April 18, the Parents Rights Coalition sent a letter of concern to the Middlesex District Attorney's office, asking for an investigation of the "Teach Out."

In the PRC letter, Whiteman noted that the instructors at the "Teach Out" may have violated several state laws that criminalize the enticing of a person into prostitution or sexual intercourse; inducing a person under 18 to engage in sexual intercourse; and distributing materials harmful to minors. The PRC has not heard back from the district attorney, and Camenker tells WorldNetDaily that no one wants to talk about the "Teach Out" or to take any action against what was taught.

Education officials respond

WorldNetDaily's repeated calls to the Gay, Lesbian and Straight Education Network for comment were not returned. Michael Gaucher referred WorldNetDaily to a public health department PR spokesman who in turn referred WND to a person who is on vacation. Julie Netherland said she is forbidden by department policy from speaking directly to the press and referred WND to Darrell Pressley, the director of media relations in the Massachusetts Department of Education.

According to Pressley, the department is investigating what was said or not said at the "Teach Out" by Netherland, Gaucher and Abels. The Department of Education did not fund or sponsor the event, he said, and the HIV teachers volunteered their time for the "Teach Out."
Pressley agreed that it would be a violation of policy for HIV teachers to tell children about fisting, ingesting body fluids and anal intercourse. He also noted, however, that the Department of Education does have programs that discuss "safety" in schools for homosexuals and health issues for gays and lesbians.

WorldNetDaily also interviewed Alan Safran, deputy commissioner of education with the Massachusetts Department of Education. According to Safran, the department had no involvement in the "Teach Out," other than two employees presenting workshops.
"We didn't sponsor the conference. We didn't host the conference. We didn't design the conference. We didn't recruit, advertise, organize, register people for the conference," said Safran.

He could not confirm what the presenters said in the workshops until he reviews the tape made by Whiteman.

When asked if these presenters would be in violation of department policy for teaching about fisting or anal intercourse in a public school, Safran responded: "It wouldn't have happened in a public school setting. It's not what our people do in a public school setting. Sure, if this had been done by our people in a public school, it would have been outside of their parameters of what the job is."

Safran noted that "our people don't intend to have these workshops in the future." He said he wants to determine -- by listening to the tape -- what level of involvement his employees had in the conference.

"Let's see what our people did and said and the context -- if they were asking the questions or if they were responding to questions."

According to PRC's Camenker, the homosexual activist agenda is being promoted in the public schools through the Governor's Commission on Gay and Lesbian Youth and the Safe Schools Program -- two programs originated under former Republican Governor William Weld's administration. Weld's successor, current Republican Gov. Paul Celluci, has increased funding for the gay and lesbian youth commission.

Frank York is a contributing reporter to WorldNetDaily.

***

Como sabemos, ou pelo menos sei, vai chegando a hora em que qualquer tipo de crítica aos gays será uma questão de código penal. Aos pedófilos também será em breve. Está vindo o dia em que nem mesmo um texto como este aqui será permitido, sob a alegão de incitar ódio a determinado grupo. Se alguém de movimento gay ler isso aqui, não ficarei surpresa se resolver me processar. Se você for gay e estúpido, processa o World Net Daily e o Frank York em vez de me encher o saco.

Já me disseram que existem cidades aqui no Brasil que deram a largada para a venda da liberdade de expressão. Aqui no Rio me disseram que se você falar mal de "tribos alternativas" dá cana.

Quando falo que político é covarde, ninguém acredita.

Friday, December 29, 2006

Perseguição anticristã

Onde mesmo você leu sobre as prisões de católicos na China? E sobre cristãos espancados no Vietnã? E aquele cristão cubano que foi espancado sem que a polícia fizesse nada? Sabia que milhões de cristãos foram mortos da década de 50 para cá, e que nos países comunistas o número de cristãos mortos chegou a quase 1/3 do total das vítimas?

Claro que você não sabia. A imprensa está mais preocupada com os padres pedófilos. Isso você sabia, não é mesmo? É mais grave abusar de várias crianças que matar milhões de cristãos, crianças inclusas, não é verdade?

Graças a Deus há quem se preocupe com essas coisas e tem ainda senso das proporções. Há um site cuja iniciativa é apenas juntar notícias a respeito de perseguições especificamente contra católicos. Se chama Observatório da Perseguição. É um blog feito por alguém que estava inconformado. Pode ser pequeno, pode não modificar o rumo das coisas, mas quem é que disse que Deus só gosta daquilo que chama a atenção das pessoas e que muda o mundo? Para mim, só aquele blog vale por toda a honra de todos os jornais do Brasil; todos insistem em se calar sobre isso, só soltando matérias aqui e acolá a respeito. Agora, quando é sobre pedofilia, Evangelho de Judas, Código da Vinci, supostos insultos aos muçulmanos...

Vale a pena lê-lo. Há outros a respeito que relatam perseguições anticristãs em geral, como The Voice of the Martyrs e o World Net Daily, embora este último contenha muitos outros tipos de notícias. Por sinal, Olavo de Carvalho juntou várias notícias desse site e fez um mostruário a respeito de perseguições anticristãs só nos EUA. Clique aqui e você baixará um arquivo zipado contendo uma cacetada de notícias a respeito.

***

Se você fica chocado com a onda de acusações de pedofilia contra padres porque você realmente é contra a pedofilia em vez de ser contra padres, então dirija sua indignação também contra professores. Até onde sei, para ser professor não é preciso celibato e mesmo assim chovem casos de professor com(endo) aluno. O negócio está tão feio que o WND chega a chamar de sexpidemic, mas com um detalhe. É que a quantidade de professoras envolvidas é coisa de louco. Dê só uma olhada nessa notícia aqui, por exemplo.

Não sei o motivo de algumas pessoas confiarem menos em padres que em professores, psicólogos e tal. Vai entender!

Notícias sobre isso não aparecem no Brasil. Sabe o motivo? Professor pode dar para ou comer menores. Padre não. Deve ser por questões de concorrência e reserva de mercado...

***

Amanhã vou comentar uma notícia, já antiga, sobre professores ensinando sexo a alunos nos EUA.

As pessoas têm medo de quem é independente

Infelizmente no Brasil você não tem o direito de ter opinião própria. Você é obrigado a ter a certeza que determinado grupo quer que você tenha. Caso contrário, seremos considerados loucos, burros ou dissimulados. A coisa é tão feia que até mesmo a expressão "ter opinião própria" acabou significando o seu oposto. O número de otários que repetem babaquices crentes que estão abafando é infinito.

Um bom exemplo disso é a respeito de religião. Uma pessoa considerada culta entre os medíocres é aquela que não gosta da Igreja. Tal pessoa é politicamente correta. Acha que a história da Igreja é uma farsa sanguinária. Mais de dois mil anos foram cobertos pelas piores atrocidades. "Padres? Um monte de mentirosos, hipócritas. Celibato? Só serve para destruir famílias e promover homossexualismo. Igreja? Coisa de Satanás/atentado ao homem." Não é de estranhar que gente tão aparentemente distinta como ateus, satanistas, nazistas, comunistas e testemunhas de Jeová compartilhe a mesmíssima opinião.

"Diga-me com quem andas que te direi quem és", já ensinava Jesus.

Para pessoas assim, se você disser um "ai!" a favor da Igreja você é semi-letrado, ingênuo ou malvado. O pacote tem que ser comprado por inteiro. Deve-se detestar a Igreja, essa coisa pérfida, nojenta, pecaminosa. Deve-se detestar tudo. O que não for detestável está na classe das exceções que confirmam a regra.

O outro lado da moeda são defensores da religião que se consideram mais puros que Maria. Qualquer tipo de discordância sobre qualquer coisa é considerado meio caminho para o inferno. Todos tem que dizer amém para tudo que qualquer autoridade eclesiástica disser. Mesmo numa conversa a respeito de coisas que nem mesmo a Igreja tem certeza, se a nossa opinião parecer destoante, a gente é visto como inimigo.

Sobre estes dois grupos, quero mais é que se dêem as mãos e se explodam.

Não é muito fácil haver um mínimo de inteligência quando as coisas chegam a esse ponto. As pessoas acabam se preocupando menos em conhecer e mais em fazer política. Mas política, nesse sentido, quer dizer apenas se preocupar com os meios.

Quem gosta de agir na base do consenso age que nem cachorro. Os cachorros se reconhecem pelo cheiro, os membros de cada grupo se reconhecem pelos chavões. Se você não souber quais os chavões, eles vão morder o seu traseiro. Mas sabe o que é mais triste? É que um montão de vezes o cara sinceramente acha que está pensando por si mesmo. É triste. Ele não percebeu que está sendo feito de palhaço, ou então mete logo o pé na jaca caso não seja tão ingênuo. É como Arnaldo Jabor elogiando Beleza Americana. O filme é escroto até não poder mais. Foi feito cheio de clichês tontos. Filme de garoto bobo que quer aparecer. Mas aí chega o Jabor elogiando...

Quer saber? Quem gosta de "raciocinar" assim é uma mistura de bobão com mentiroso, mais dois dedinhos de cinismo. Uma pessoa normal não consegue ser assim. Mas quem disse que o brasileiro medíocre é uma pessoa normal?

***

Esqueci de dizer um negócio. Ser iconoclasta é só uma expressão literária legal. Há ícones que a gente tem que defender. Nem tudo merece marretada. É como o riso. Nem tudo merece risada. Obrigar fiéis a comer excrementos em lugar de hóstia, como houve na Romênia, não é engraçado.

Esqueci de dizer mais uma coisa. É bom criticar alguém só se a gente tiver a possibilidade de fazer alguma coisa melhor. Senão é presunção.

Wednesday, December 27, 2006

Amor

O que é o amor? Quem ama não sabe dizer e quem sabe dizer parece que na prática não ama.

O que posso dizer? Apenas que eu amo quando o tempo parece sempre pequeno para tanto amor. E mais amaria, se para tanto coração não fosse tão curta a vida.

Monday, December 25, 2006

Vamos continuar a falar mal de petistas enquanto dá

Diogo Mainardi, a respeito dos petistas: "O único prazer que a gente tem é dar raiva a esta gente."

Sunday, December 24, 2006

As norueguesas são estupradas por muçulmanos mas, segundo professor, elas também são culpadas, e quase ninguém toca no assunto

Eu estava lendo The Brussels Journal quando, para variar, vi mais uma notícia sobre a ligação entre aumento dos casos de estupro e imigração muçulmana. Dessa vez é na Noruega, onde a taxa de estupro é seis vezes maior que em Nova Iorque. E o detalhe mais insólito é o comentário infeliz do professor universitário no final da notícia. Dá vontade de bater.

The number of rapes in the Norwegian capital Oslo is six times as high as in New York City. I’ve written about the issue of rape and Muslim immigration so many times that I am, quite frankly, a bit tired of the subject. But as we all know, problems don’t disappear just because you are tired of talking about them, so here goes.

There has been an explosive increase in the number of rape charges in the city of Oslo, but both the media and the authorities consistently refuse to tell us why. They did do so, however, in 2001, when two out of Norway's three largest newspapers, Aftenposten and Dagbladet, reported that most of these rape charges involve an immigrant perp, which again mostly means Muslims. Both newspapers have since then conveniently “forgotten” about this, and have never connected the issue to Muslim immigration although the number of rape charges has continued to rise to historic levels. They are thus at best guilty of extreme incompetence, since their former articles about this issue are still available online.

Norway’s Minister of Justice from 2001 to 2005, Odd Einar Dørum, mentioned the problem in 2001 but has later gone quiet about the issue. The reported number of rapes in Oslo is now six – 6! – times as high per capita as in New York City, yet the media keeps warning against Islamophobia.

According to Aftenposten, the clinic (voldtektsmottak) at the emergency hospital known as Legevakt has never had so many rape victims to treat. Its ability to care for them all is being severely tested. The number of reported rapes has skyrocketed this year.

Two out of three charged with rape in Norway’s capital are immigrants with a non-western background according to a police study. The number of rape cases is also rising steadily. Unni Wikan, a professor of social anthropology at the University of Oslo, in 2001 said that “Norwegian women must take their share of responsibility for these rapes” because Muslim men found their manner of dress provocative. The professor’s conclusion was not that Muslim men living in the West needed to adjust to Western norms, but the exact opposite: “Norwegian women must realize that we live in a Multicultural society and adapt themselves to it.”

O comentário do tal Unni Wikan deve ter ganho de lavada o troféu "Big Asshole 2001". Será que esse cara não tem mãe, filha, tia, prima, sobrinha, irmã, amiga? Além de atribuir parte da responsabilidade às vítimas, ele teve a cara de pau de dizer que quem deve se acostumar com a "Multicultural society" são as norueguesas, não os safados dos muçulmanos! Mas quem foi que lhe deu o direito de dizer o que convém ou não? E que porcaria de sociedade é essa onde as mulheres não podem viver tranqüilas? Quer dizer que um dia todas nós teremos de usar burka? Poxa, é como se um cara viesse aqui em casa, ficasse de gracinha com a minha filha, exigisse que eu modificasse toda a arrumação da casa, para no fim dizer que eu deveria ser responsabilizada por todas as grosserias dele. Palhaçada!

Saturday, December 23, 2006

Palavrão pode ser catártico

Um dos meus bordões é que palavrão, se bem empregado, funciona como catarse. Se você, com um mui belo palavrão, conseguir exprimir uma verdade sobre algo ou alguém, quem ouve de repente se sentirá purificado e sairá com moral superior da experiência.

Isso funciona ainda mais em ambiente de educação postiça. Nesse tipo de recinto (pode ser uma faculdade, um palanque, enfim), as pessoas consideram que não há modo mais básico de ser ou agir que a sofisticação. A verdade vem em segundo lugar, não raro como um treco feio e esquisito, quase um monstrengo que deve ser evitado na medida do possível. Choca mais ser deselegante que ser mentiroso. A pessoa inteligente sabe que a elegância é um atributo da inteligência, mas o tapado acha o contrário. Como a elegância é mais vistosa, vistosa até para o camarada mais burro, então ele toma a elegância como a própria inteligência. O efeito pernóstico desse ponto de vista é associar a verdade a uma coisa feia e a sofisticação a algo bonito.

É nesse ambiente cheio de pó de arroz, falsificado, que o palavrão é cartático. Se ele conseguir expressar como as coisas realmente são, o rei vai de repente surgir nuzinho da silva. É por isso que em determinadas discussões é mais válido dizer alguma coisa bem feia que "salvar as aparências", ainda mais quando o outro mente de propósito.

Agora umas palavras de Goethe. Um dos convivas, durante um jantar numa corte, teimava em aborrecer a todos na mesa com uma indiscrição horrenda. Ninguém sabia muito bem como lidar com a situação. Alguém pediu a palavra e falou tantos palavrões cabeludos e coisas tão horríveis que até o conviva mal-educado corou e se calou. Então todos voltaram a comer como antes, não sem rir e satisfeitos com a intervenção desse "alguém".

Friday, December 22, 2006

Nada melhor que a esperança

Nada melhor que sentir o ar fresco e nada melhor que ouvir uma bela música. Nada melhor que rir à toa e nada melhor que sentir carinho. Nada melhor que ter alguém ao lado e nada melhor que se doar. Nada melhor que sentir o frescor da chuva e nada melhor que olhar uma criança bonita. Nada melhor que dormir numa cama gostosa e nada melhor que ver o céu. Nada melhor...

É vivendo, vivendo bem, que podemos experimentar coisas cujo valor não há nada melhor. A vida, boa vida, é um belo poema. Ela é lírica e tem rima (a rima é amor). Não há nada melhor que estar viva e nada melhor que ter esperança.

Saturday, December 16, 2006

Napalm Death

Amigo, o texto a seguir não é para gente boazinha. Se você for, cai logo fora. Olha que avisei!

***

As pessoas foram tomadas da síndrome do bom-mocismo. Todo mundo quer ser racional, pacífico, analítico, multicolorido, complexo, tolerante. O séc. XX esteve cheio de neguinho assim. Conclusão? Foi o mais estúpido, anti-religioso, hipócrita e assassino de toda a história.

Não foi der Führer o mais nefasto do século, nem camarada Stálin. A figura do século foi o sr. Primeiro-Ministro Neville Chamberlain. Inglês, engomadinho, civilizado à moda dos anos 20, narizinho delicado e torcido quando ouvia falar em guerra, cara de quem era zoado pra cacete na escola. [Notinha: na Inglaterra havia e há realmente school, por conseguinte scholars, enquanto por aqui há na verdade clubes onde os pais deixam seus filhotes para que não encham o saco em casa durante uma parte do dia. Como a natureza é vingativa, eles retornam mais burros e revoltados, segundo o que ouviram do professor in de história, scholar às avessas. A raiz desses termos é a velha scolé, de onde veio a palavra escolástica. Brigadinha.] Este engraçado senhor inglês conseguiu a proeza de apertar a mão do Führer e balançar, num aeroporto já em terra britânica, um pedaço de papel com a assinatura do alemão, achando que era a coisa mais bacaninha do mundo. Deve ter ido dormir todo pimpão. Tempos depois, Hitler o fez ainda mais de otário. Ele se arrependeu tarde da palermice. Só depois de seis anos e alguns milhões de mortos, Hitler virou churrasco, a Alemanha foi devastada. O Prime Minister nem viu direito essas coisas porque dormiu sossegadinho na cova quando a brincadeira mal havia começado.

Um pouco antes da guerra terminar, veio Mr. President F. D. Roosevelt, carismático, democrata, liberal, bom de papo, combinar com o camarada Stálin como seria o mundo depois da guerra. Deve ter achado tudo okeydokey em Yalta. Conclusão? Cinqüenta anos de guerra fria. Também foi descansar em paz antes do fim da guerra. Outro cujo pacifismo levou os EUA a serem atacados pelo Japão e em seguida acossados pela URSS por décadas.

É sempre assim. Os mais posudos são os piores. Com delicadeza de bailarina pedem que você cale a boca porque diz uma verdade dolorida; do mesmo jeito, fingem que não ouvem quando você fala algo sobre cristãos morrendo como animais pelo mundo há décadas. São pessoas, essas de fino trato, capazes de chorar se vêem um passarinho fora do ninho ou se não acodem alguém com um arranhãozinho no joelho. Mas com toda a calma do mundo acham que dizer a verdade é deselegante, portanto passível de cadeia em tese. Just business, that's all. O engomadinho faz direitinho o seu trabalho de deixar o trem em perfeito estado para que alguns judeus sejam mandados para o campo de concentração.

Pessoas delicadas gostam muito da companhia de um bom fdp alegrinho, se ele pelo menos dançar nos conformes. Até filhadaputice tem suas regras, sabe-se. Como hoje é cool mandar cristão para a bosta, quando não para o céu antes do tempo, o fdp pode xingar à vontade e a pessoa delicada não vai ligar. Mas ai daquele que aparecer reclamando! Aí toda a delicadeza do mundo será posta à serviço da filhadaputice reinante. Quem virará antipático não será o fdp, mas quem se defende dele. São pessoas assim que deviam achar um porre aquele tal de João Batista, vestido todo errado e comedor de gafanhoto, berrando sobre Messias e não tendo vergonha de dizer certas coisas. Quê? Messias? Ah, esses judeus deselegantes... Tudo gentinha, com essas radicalidades, acreditando em Céu e Geena. Vamos rir, sem apelar aos radicalismos que eles tanto adoram. Melhor seria se calassem a boca deles.

***

Há gente que sente nojinho da religião. Há quem sinta nojinho da Igreja. Todo mundo é muito limpinho e puro, amigão. Dizia o bom cidadão 1995 circa: "Olha, gosto de Deus e tal, mas Igreja é outra coisa". Claro. Para você ser assim tão bonzinho hoje, usando a camisa verde pólo que custou R$79, as gentes mais hardcore da cristandade tiveram que aturar César, leão, Ário, germanos pancadões, mouros, canibais, Napoleão, Stálin, Hitler e o diabo a quatro. Depois dessa dança maligna, aí sim você pode ir lá na loja todo felizão e comprar a camisa verde. Quem sabe até ouvir depois alguém dizer um "vai com Deus" ou "Feliz Natal", depois mandar um cartãozinho ou telefonar pro amigo pra saber se ele está bem? Ou perdoá-lo se ele fez alguma coisa? Ou ser perdoado se você fez alguma coisa?

Cuspiram na cara de santos, esquartejaram outros tantos, mais alguns literalmente comeram pó... Outros lamberam as feridas de leprosos. Já você... Hm, você talvez tenha a sua marca preferida de perfume e vai ao cinema rir com seus amigos. Se tiver "um lado espiritual independente de religiões " (acho que li isso no Orkut), vai rezar um pouquinho. Lindo. Sempre olha os dois lados da questão, desde que, claro, isso não implique (como ser diz?) radicalismos. Vive como se estivesse com uma placa na cabeça dizendo: SAÍDA EM CASO DE FANATISMO.

Wow! Que mané subir degrau para cumprir promessa o quê! Fazer caminhada para Santiago de Compostela, pfui! "Esse negócio de pagar penitência é coisa de velha beata" (comentário seguido de sorriso superior).

Certa vez tiveram que colocar um osso da perna do Santo Inácio de Loyola no lugar. Sem anestesia. Ele agüentou sem dar um pio. Hoje, na primeira dorzinha de dente, a gente chora. Sim, você é mais limpinho.

Agora vem cá que o negócio é comigo, rapá, porque não sou grande mas compenso sendo faladora. Na dúvida, chego de bicuda na canela. A Igreja teve que se ferrar toda, seu manezão, para você hoje ter o bumbum limpo e cheirosinho. É muita sacanagem você querer empinar esse narizinho aí e bater no peito dizendo: "A Igreja está ERRADA". Errado é você, cara. Mas você não é sacana, é cordato. Não fala nada por mal. Essa parada de ser mal só é vero na novela das 8 ou outra coisa kitsch... (O público aliás admira.) Você, cara bonzinho, dá bom dia ao porteiro, dá presentes aos amigos, cumprimenta a todos, paga seus impostos, é boa praça. É contra a guerra, acha sacanagem proibir a opinião de alguém. Você não teria coragem de pisar na cabeça de um gatinho, não é mesmo? Quanto mais pisar na cabeça de um velhinho! Um absurdo, um absurdo... Mas quer saber de uma coisa? Você não faz nada disso porque há tempos atrás um sujeito hardcore fez questão de morrer para provar que isso é errado. E ele morreu (e ressuscitou). Pára com essa mania ridícula de ser a Professorinha Helena do mundo, toda boazinha e coitadinha. Se joga debaixo do tanque em Pequim. Dá tudo que tem na geladeira para o mendigo. Se mata de tanto ajudar o outro. Vá lamber as feridas dos mendigos. Seja santo mesmo, cacete! Só não vem com papo mole.

***

No fundo, a verdade é que todo mundo quer ser bonzinho. Bonzinho é o caralho. Quem é bonzinho com quem mata gente indefesa é um puto. Ser bom é se aproximar do bem e se afastar do mal. Esquece esse papo de dar a outra face, perdoar os inimigos. Você leu essa passagem mas não entendeu porra nenhuma. Esquece. Na prática, as pessoas boazinhas dão a face da própria mãe e em seguida perdoam quem enfia a mão na cara dela. Todos pagãos e ateus práticos.

***

Ninguém é limpinho, old boy. Limpinho só UM é, a VIRGEM MARIA, os ANJOS e TODOS OS SANTOS. A Igreja existe para ensinar a gente (bando de bobocas de cabelo penteado) a ser mais ou menos que nem todos eles. Na verdade, ensinar a ser como Jesus. Ah, mas na Igreja ninguém vale o que come... E você vale?

O problema é confiança. É mais ou menos como um cara que do nada arruma para você uns ingressos para o show do U2 esgotado. Você primeiro desconfia: "Esse cara quer alguma coisa..." Mas por que ele teria que ser necessariamente escroto? Tenha fé. Se o cara já fez isso com um monte de gente antes e sempre tudo foi bem em todos os sentidos, por que logo você vai ser o babaca que se acha superior e vai negar? Pega a merda do ingresso e não enche o saco.

***

Todos que reclamam da religião ou da Igreja têm como pressuposto que são melhores. Mas olha só. Eu não sou nada, você também não. Então por que você é o gostosão do pedaço? Você vale mais que o inquisidor-mor? Vale mais que o monge-guerreiro, que estava pronto para meter a espada no peito do primeiro que perturbasse os fiéis peregrinos? Mais que toda a comunhão dos santos? Mais que o papa? Ora! Se você é tão bom, o que já fez de grandioso? Cadê seus estigmas, santinho do pau oco? Onde estão os órfãos que você salvou? Quantas pessoas você converteu para a saudável fé de Nosso Senhor Jesus Cristo? Quantos livros de teologia ou sobre a história do cristianismo você já publicou? Tem lambido muitas feridas por aí? Salvou a vida de quem? Se nunca fez pelo menos nada de mal, não fez mais que a sua obrigação. Isso até eu faço. Isso é moral passiva. Começa assim mesmo, e daqui a pouquinho você vai começar a achar legal fazer o mal porque vai parecer ativo. Se não fez mais nada de bom, então vá ser Napoleão ou santo lá no seu quintal ou na puta que pariu, e deixa quem realmente entende das coisas em paz, seu prego. Deixa os fiéis quietinhos.

A Andaluzia é aqui

George Borrow foi um desses ingleses típicos do séc. XIX. Anglicano, escritor, viajante e observador dos países por onde passou. Adorava em especial os ciganos, da Rússia à Espanha. Aqui tivemos também os nossos andarilhos: von Martius, Debret, von Humboldt, conde de Gobineau, todos deixando uma ou outra observação a respeito da nossa terrinha.

As observações do inglês a respeito da Andaluzia são bastante interessantes. Menos para seus habitantes. Até porque eles não devem gostar nenhum pouco da fama de indolência que há tanto tempo os caracteriza. Borrow também deu fé a isso e a muito mais.

Indolência é a marca do brasileiro. Ele parece até gostar dessa qualidade. Todo mundo pensa que se de repente bater um pandeiro e tocar um cavaquinho o brasileiro começa a sambar, enquanto as mulheres rebolam sem parar. Aqui no Rio as pessoas fazem questão de confirmar essa idéia, que de preconceituosa não tem nada. Antes é uma observação acurada da realidade. Há mesmo um funk onde a cantora fica berrando: "rebola até o chão, rebola sem parar!" As "tchutchucas" rebolam mesmo! Quem não rebola acaba pagando o pato. E a fama de malandro? Outro dia eu conversava por telefone com alguém do Norte e me perguntaram... na verdade afirmaram que todo o carioca é malandro. Assim mesmo, uma proposição tão universal como "todo homem é mortal". Ora, se Tanja é carioca, então Tanja é malandra. Não me sinto envaidecida por ser considerada 171 por aí. Mas meus concidadãos pensam de outro jeito. Sem contar a folga na vestimenta. Não sei o que houve, mas os homens daqui resolveram andar sem camisa para tudo que é lado. No meu prédio escreveram até um aviso: "É proibido andar em trajes de banho ou sem camisa nas dependências". No metrô acho que tem aviso semelhante. Pedem até para que ninguém se manifeste "em altos brados", supondo, lógico, que há quem o faça.

Nem todo brasilero é carioca, alguém pode dizer. Ok. Mas o que há aqui é provável que haja em todo o país. Até porque, para o bem ou para o mal, e talvez mais para o mal, Rio de Janeiro, caidinho que está, é ainda uma das principais referências nacionais. A cidade é símbolo, querendo ou não. É das mais importantes do país. Então o que acontece por essas bandas se espalha como praga, ao mesmo tempo que aqui é uma espécie de termômetro da nação. Se eu fosse alemã do séc. XIX e adoradora de teorias filosóficas românticas, eu diria que o espírito da Nação (com N mesmo) é representado, ao menos em boa parte, aqui. (No fundo, se eu fosse alemã do séc. XIX, ia mais é ficar cantando bonito, para orgulho do meu pai, ou leria cartas de amor de pretendentes apaixonados.)

Dei muitos floreios para dizer apenas que o andaluz de Borrow é o carioca (e brasileiro, por extensão) que eu sempre topo. Se sou também carioca, e por conseguinte brasileira, então é claro que padeço da indolência e do espírito de oba-oba e do liberou geral. É verdade. Mas isso não me torna incapaz de observar o meu em torno com alguma objetividade.

Borrow diz por exemplo o seguinte a respeito da Andaluzia:

Viven bajo el sol más espléndido y el cielo más benigno de Europa y su país es de natural rico y fértil, a pesar de lo cual no hay provincia en España donde haya más mendicidad y miseria, puesto que la mayor parte de la tierra está sin cultivar y no produce más que espinos y malezas.

Parece com algum lugar bem familiar, né? Para o bem da verdade, nem tudo isso seria certo a nosso respeito. Se não fosse o campo, o Brasil nunca teria sido tão grande como é. Grande parte de nossa riqueza vem lá do interior. Então há quem produza. E produz muito, porque é gente pra burro que vive no país, sem contar o tanto que vai lá para fora e vira riqueza, que por sua vez também sustenta a população inteira. E há a figura do sertanejo, homem desbravador, que Zweig tanto louvou em seu livro Brasil, Um País do Futuro. (Esse livro me deixou otimista em relação ao Brasil por uns três ou quatro dias.) Mas todo mundo fica sempre admirado é com a nossa beleza natural. A gente mesmo sempre diz que o Brasil é lindérrimo. Zweig mesmo não escapou disso. Tem até aquela piada de Deus ter dado uma terra linda para um povinho bem titica. Só que existe uma coisa curiosa. É que um dos primeiros a escrever sobre a nossa terrinha, Pero Vaz de Caminha, fez uma observação diferente. Embora elogiasse a formosura da terra também, o que mais parece ter lhe chamado a atenção foi o potencial da gente que habitava nela. Segundo o escrivão, eles viviam em inocência, sem idolatria, prontos para abraçar a fé. Alguns podem achar essa opinião ingênua. Pode ser. Mas é preciso levar em consideração que se o sujeito ficou assim tão deslumbrado, foi porque tinha como pressuposto que é difícil encontrar gente assim no mundo. A experiência com certeza já havia lhe mostrado como existiam povos hostis à fé. Portugal mesmo tinha bastante experiência nas costas a esse respeito. Encontrar gente dócil como os índios que ele conheceu parecia promissor. Não acho que haja motivos para duvidar muito da sinceridade do Pero. Talvez a carta seja menos convencional que pareça. Enfim, a maior e mais preciosa das riquezas desta terra seriam as pessoas. Opinião bem cristã. É por isso que, já pelo fim da famosa carta, diz:

Até agora não pudemos saber se há ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal, ou ferro; nem lha vimos. Contudo a terra em si é de muito bons ares frescos e temperados como os de Entre-Douro-e-Minho, porque neste tempo d'agora assim os achávamos como os de lá. Águas são muitas; infinitas. Em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo; por causa das águas que tem!

Contudo, o melhor fruto que dela se pode tirar parece-me que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar. E que não houvesse mais do que ter Vossa Alteza aqui esta pousada para essa navegação de Calicute bastava. Quanto mais, disposição para se nela cumprir e fazer o que Vossa Alteza tanto deseja, a saber, acrescentamento da nossa fé!
Concluindo, a intenção era ajudar ao próximo. Repito: pode parecer convencional. Não sei. Mas isso só poderia ter sido escrito por um cristão.

Os índios de ontem somos nós? Ou nada temos a ver com eles? Nem tanto nem tão pouco. Boa parte da nossa indolência era antigamente atribuída aos índios e aos pretos. Era também atribuída ao nosso estilo de vida. O modo de vida civilizado deveria acabar com tudo isso. Alguns escritos do José Bonifácio eram bem claros sobre isso. Eram contrários à escravidão e favoráveis ao ajuntamento dos índios à nação. Enquanto esses problemas não fossem resolvidos, continuaríamos sendo pouco civilizados. A escravidão seria um câncer de largas conseqüências. Ele a chamava de "cancro moral". Os índios por si apenas se arruinariam e o país nunca teria unidade. (É interessante comparar isso com o que escreveu von Martius, tempos depois, sobre os índios daqui. Havia uma teoria que dizia que os índios brasileiros eram os restos arruinados de uma outrora grande civilização.)

Seja como for, se devido à escravidão ou não, a malemolência permaneceu no espírito de todo mundo. Se houve um dia algum potencial de elevação, é bem provável que agora ele esteja bem corrompido, depois de tantos tombos. A indolência acaba deixando o espírito fechado e o joga ao desregramento. É conseqüência do amor-próprio.

Se a gente levar em consideração como as coisas andam hoje em dia, tudo parece já ter ido por água abaixo. Mesmo quem é jovem, quem deveria mostrar alguma esperança, parece já quase liquidado espiritualmente. O mais triste é que logo quem deveria dar exemplo é o primeiro a cuspir no prato. Claro que não estou fazendo alusão aos políticos. Político é em geral um baita puxa-saco e dissimulado, cujo objetivo é não ser ele mesmo. Ele quer ser quem as pessoas querem que ele seja, a fim de ter poder só pelo prazer pelo poder. Quando um deles foge dessa regra, chama até a atenção. Na Bíblia, o bom juiz (o bom líder do povo, o legislador) chega a ser comparado a um deus. Nada mais angélico ou demoníaco, portanto, que a política. São todos eles um mal necessário. Muito superiores aos políticos são os intelectuais. Eles são os verdadeiros guias espirituais do povo. Não é por acaso que antigamente "clérigo" era sinônimo de letrado, e "leigo" de iletrado. O francês conservou o uso antigo; o português só em parte. O que o "clérigo" considerar bom, o político vai também considerar, e por tabela o povão. Há também a classe dos endinheirados, o sustento dos políticos e uma das fontes da riqueza do povo, embora aqui no Brasil quase ninguém entenda mais isso.

O intelectual põe as coisas em movimento, o político mexe com os meios e o endinheirado cuida do suporte necessário. Qualquer um cuja ação tenha relevância na sociedade faz parte da elite, seja advogado, professor, diplomata, jornalista, empresário, escritor de novela e, last but not least, político. Só que o político faz as coisas mais aparentes. Eu, por exemplo, querendo ou não faço parte da elite, embora aquele retardado do Lula faça ainda mais. Não é que eu tenha dinheiro. Não tenho nada. Faço por causa da minha função: ver, refletir e escrever, mesmo tão amadora. Pois é a elite (e eu no meio dessa bagunça toda) que está porca até não poder mais. Quem tem estudo não faz por onde. Como vai ficar o resto do povão? As pessoas que acabam tendo algum estudo acabam se atendo a ninharias, falando besteiras cheias de uma pompa que em algumas épocas ou lugares valeriam um tremendo pé na bunda. Essa gente, por mais estranho que seja, não nasceu indolente. Essa gente se fez assim. Com orgulho. Acham superior esculhambar o que é nobre e colocar em seu lugar qualquer baixeza que lhes agrade. Agem assim porque são baixos. São adoradores de baixezas e personificam o verso de Hölderlin: "só agrada ao servo o violento". Foi isso que o Brasil se tornou.

Aí está o motivo de a gente estar cada vez mais longe da realidade. Por que agora chamar alguém de macaco ou viado causa tanta polêmica ao mesmo tempo que ninguém nem tem idéia dos 50 mil homicídios anuais? Não sei como foi que aos poucos ficamos assim. A situação é degradante demais para ser analisada com minúcia...

O sr. Borrow, inspiração do texto, parece até que escreveu pensando no Brasil de hoje. Coisa impressionante! Veja só:

Los andaluces de clase alta son, probablemente, los seres más necios y vanos de la especie humana, sin otros gustos que los goces sensuales, la ostentación en el vestir y las conversaciones obscenas. Su insolencia solo tiene igual en su bajeza y su prodigalidad en su avaricia. Las clases bajas son por lo general más corteses y, con seguridad, no más ignorantes.
A afirmação de Borrow estaria errada se fosse a nosso respeito? Se você liga a TV, feita pela zélite, uma novela por exemplo, que é que você vai ver? "Goces sensuales, la ostentación en el vestir y las conversaciones obscenas". Se perambular pelas ruas, com o que você vai se deparar? Com "su insolencia". Não sou nenhuma donzelinha frescurenta. Só que isso não me permite elevar a baixeza à oitava maravilha do mundo. E tem gente que pauta a vida nisso! Há um desfile de "los seres más necios y vanos de la especie humana" em todos os cantos, exigindo que você aceite suas babaquices como algo elevadíssimo. Chegam a querer elevá-las ao plano do direito, criminalizando quem pense contra. São os señoritos que o Ortega descreveu em A Rebelião das massas. E a zélite virou máquina de fazer señoritos. São eles os líderes dessa bagunça toda.

Será, meu pai do céu, que essa joça de país ainda vai ter salvação? Mesmo depois de tantos anos de liberou geral? É possível ter aquela animação do Pero Vaz de Caminha, típica dos pioneiros? Ou do fundador do nosso país, José Bonifácio? Mesmo depois de tanta gente ter feito questão de emporcalhar tudo? Será? A indolência que parece natural agora se tornou artigo manufaturado e até de luxo! Só consigo pensar que só Jesus Cristo salva!

Thursday, December 14, 2006

François Couperin

François Couperin, le Grand

A França sempre teve fama de lugar muito civilizado. Mas a Revolução Francesa é um belo exemplo do contrário. A queda foi tão feia que nunca mais La Fille Aînée de l’Église conseguiu se recuperar. Se vive bem, vive em função do sólido fundamento deixado por uma história milenar. (Isso prova como a revolução pode ser um mal, não poupando nem uma cultura aparentemente tão firme quanto o chão.)

A sensibilidade francesa de antes ainda pode ser percebida. Nada melhor que ouvirmos o velho François Couperin. Músico, e dos maiores, pertenceu a uma família de músicos mais ou menos do mesmo naipe da família Bach. Teve mais sorte em vida que o próprio J.S. Bach. Foi reconhecido por todos, admirado, protegido pelo rei Luís XIV. Deixou sua marca em todo um novo sistema de harmonia musical. E por falar em Bach, o alemão parece ter admirado muito o Couperin. O Concerto Italiano tem qualquer coisa de Couperin.

Foi um grande cravista francês. Sua obra máxima são as Pièces de Clavecin. Elas são um conjunto de suítes, cada uma evocando um état d'âme singular. São músicas inclusive ingênuas e poéticas, cujos títulos dão boa idéia do que são: L'ame-en-peine, La Regente ou la minerve, L'himen-Amour, Le Rossignol-Vainqueur... São a expressão máxima da chegada do rococó francês.

As músicas são belas e tenras, mas sem deixar de ter vigor. Há também bastante alegria. É música sofisticadíssima. Não é à toa. Couperin tocava para a fina flor da França de Luís XIV. Não tem nada de superficial. Em suas últimas Pièces (Couperin publicou quatro volumes distintos), o já idoso compositor chegou a criar uma obra de grande acuidade psicológica, algo parecido com o que Da Vinci fez em seus quadros. Elas têm qualquer coisa de introspectivas se comparadas com os outros volumes. Uma bela despedida.

O fundo de todas as Pièces é de alegria, através de danças e mais danças. Há também espaço para a melancolia. Mas, ainda assim, é algo meio sonhador. É um otimismo em relação à vida. Parece o meio musical para a expressão da idéia leibniziana de este ser o melhor dos mundos possíveis. A vida, no fundo, é boa. Couperin chegou a dizer que todos deveriam se ocupar apenas de música. Expressão mais feliz da obra que nos deixou.

Sunday, December 10, 2006

Ímpeto de escrever sobre nada

O problema de ser nova é que um monte de vezes falta assunto. O motivo é duplo. É que, por um lado, falta experiência, por outro falta devido estudo. Por essas e outras que nós jovens acabamos falando muito de nós mesmos, porém sem dizer muita coisa aprofundada. Como dizia o antigo Aristóteles, é mais fácil dizer algo sobre aquilo que está mais próximo de nós e portanto mais distante de si mesmo que o contrário. Esse é o motivo de Goethe alertar sobre o problema da experiência na poesia. Ele dizia que o jovem só percebe um lado da coisas. A complexidade de tudo vai surgindo com o passar dos anos. E como a gente, segundo ele, deve se ater àquilo que sabe (e isso para mim é até óbvio mas na prática não é tanto assim), acontece que o jovem ainda é imaturo para expressar muitíssimas coisas. Tudo é ainda mais complicado porque nós jovens somos meio impacientes. Se a gente juntar a isso o problemão da vontade de se expressar que alguns têm (como essa que vos fala), o negócio chega a ficar feio. E como se não bastasse toda essa desgraceira, no país que a gente mora todo mundo é falastrão e tem que tomar posição de tudo, sem antes ter pensado direito a respeito. Ô vida!

(Do parágrafo anterior (que talvez tivesse ficado melhor se dividido em dois), posso dizer que no Brasil há uma estranha mistura do que há de pior na juventude e na velhice. Essa união do pior dos dois mundos forma cada um de nós. Mas não quero escrever mais uma vez sobre o Brasil. Deixa assim.)

O jeito é tentar controlar o ímpeto de escrever. Só que é como se fosse um não-sei-quê a nos atormentar, atormentar, atormentar... É gozado. Por que raios eu teria esse ímpeto se tenho a dizer tão pouco?

Por falar em ímpeto, tenho a mania de me atirar nas leituras mais misturadas. Um dia quero ficar sossegada no meu canto. De repente, surge uma vontade louca de fazer não-sei-o-quê. É estranho.

Ha! Já estou falando de mim mesma, num assunto cujo problema é... nós jovens não termos assunto, mas muita vontade de dizer alguma coisa, e acabarmos girando em torno de nós mesmos! Quer saber de uma coisa? Ah, que se dane! O texto vai ficar do jeito que está, provando por si o que sou. Não é pelo fruto que vos conhecereis?

Friday, December 01, 2006

Chuva

Por que as pessoas têm o costume de dizer que quando chove, o tempo está feio? É um tempo como qualquer outro, não? Na verdade, até bonito. O cinza pode ser down, mas a água é boa e serve como purificação. Não é sagrada, mas parece batismo do céu. A chuva também serve, talvez, como limpeza. Alivia o calor e serve para refrescar as plantinhas. Não é ótima?

Tem chovido bastante na cidade nos dois últimos dias. Antes fez muito calor. O Rio é assim. Quando chega janeiro, então vem a temporada de chuvas. Quer dizer, no mesmo dia faz um calorão seguido de um pé d'agua. Às vezes nem é tão pé d'agua assim, chove rapidinho. Mas sempre chove. E já falei do calor, né? Que coisa!

Embora a cidade seja grande, se comporta nesses momentos como se fosse pequenininha. Qualquer chuva já deixa tudo bagunçado. Dá para notar pela reação das pessoas. Se chove, todo mundo fica com o pé atrás para sair de casa. Menos por causa da preguiça do que por razões de trânsito. Chega a ser chavão o fato de ter inundação. Ou é a Praça da Bandeira, ou a Av. Maracanã, ou outro lugar. Ano passado acho que até a Pres. Vargas, na altura da prefeitura, ficou debaixo de água. E eu também quase fiquei no Lgo. do Machado uma vez. Estava tudo tão doido que nem passava carro na rua, e a luz quase não havia. Os carros se espalhavam pela ruas de um jeito caótico. Eu me diverti, se bem que ao mesmo tempo ficava sentindo nojinho de água poluída até o joelho, e medo da possibilidade de cair em bueiro aberto. Sempre alguém cai.

Adoro chuva. Também o frio. Os dois. É tempo lindo. Só é mais lindo quando da chuva fina de dia surge o arco-íris.