Friday, December 01, 2006

Chuva

Por que as pessoas têm o costume de dizer que quando chove, o tempo está feio? É um tempo como qualquer outro, não? Na verdade, até bonito. O cinza pode ser down, mas a água é boa e serve como purificação. Não é sagrada, mas parece batismo do céu. A chuva também serve, talvez, como limpeza. Alivia o calor e serve para refrescar as plantinhas. Não é ótima?

Tem chovido bastante na cidade nos dois últimos dias. Antes fez muito calor. O Rio é assim. Quando chega janeiro, então vem a temporada de chuvas. Quer dizer, no mesmo dia faz um calorão seguido de um pé d'agua. Às vezes nem é tão pé d'agua assim, chove rapidinho. Mas sempre chove. E já falei do calor, né? Que coisa!

Embora a cidade seja grande, se comporta nesses momentos como se fosse pequenininha. Qualquer chuva já deixa tudo bagunçado. Dá para notar pela reação das pessoas. Se chove, todo mundo fica com o pé atrás para sair de casa. Menos por causa da preguiça do que por razões de trânsito. Chega a ser chavão o fato de ter inundação. Ou é a Praça da Bandeira, ou a Av. Maracanã, ou outro lugar. Ano passado acho que até a Pres. Vargas, na altura da prefeitura, ficou debaixo de água. E eu também quase fiquei no Lgo. do Machado uma vez. Estava tudo tão doido que nem passava carro na rua, e a luz quase não havia. Os carros se espalhavam pela ruas de um jeito caótico. Eu me diverti, se bem que ao mesmo tempo ficava sentindo nojinho de água poluída até o joelho, e medo da possibilidade de cair em bueiro aberto. Sempre alguém cai.

Adoro chuva. Também o frio. Os dois. É tempo lindo. Só é mais lindo quando da chuva fina de dia surge o arco-íris.

No comments: